Nas agências da Caixa Econômica Federal, no Canela e Largo do Tanque, e Bradesco, no Rio Vermelho, os fiscais do Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), encontraram irregularidades durante fiscalização realizada nesta terça-feira (21) a sete estabelecimentos bancários de Salvador.

O objetivo da operação, que prossegue nesta quarta (22), foi verificar se as instituições financeiras cumprem com o prazo máximo de espera para atendimento nos caixas, de 15 minutos, previsto na Lei Municipal de Salvador n° 5.978 de 2001. Os fiscais também verificaram a possibilidade de práticas abusivas e inexistência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor nas agências.

Os outros quatro estabelecimentos – Itaú (Caminho de Areia), Santander (Pituba Ville), Caixa Econômica Federal (Graça) e Bradesco (Liberdade)-, apenas receberam o relatório de visita por não apresentarem irregularidades.

Segundo o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, os bancos autuados terão os direitos à ampla defesa e ao contraditório, assegurados pelo Procon. Os fiscais saem para realizar a ação, às 8h30 desta quarta, da sede do Procon Central, na Avenida Carlos Gomes, nº 746, Centro.