Como parte da programação ‘Maio da diversidade em Salvador’, foi aberta nesta quarta-feira (15), a terceira edição do Seminário Enlaçando Sexualidades, realizado pela Universidade do Estado da Bahia e organizações parceiras, com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

O evento reúne estudantes, ativistas, pesquisadores e especialistas das temáticas de gênero e raça, direitos humanos, sexualidades, diversidade sexual e garantia de direitos das mulheres, entre outras áreas, vindos de diversos estados brasileiros e de países como o México, Colômbia e Argentina.

Presente à abertura do evento, a titular da SPM, Lúcia Barbosa, desejou que as discussões contribuam para a aproximação entre debates acadêmicos e movimentos sociais. Uma das preocupações da secretaria, segundo ela, tem sido o enfrentamento à violência sexista, alvo de campanhas e intervenções no sentido de garantir os princípios da autonomia, da vida livre e da equidade de gênero como um todo.

Reconhecimento

Representando o comitê científico do evento, Mary Garcia Castro, da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), afirmou que o importante no momento atual é “priorizar o reconhecimento de direitos e a distribuição de oportunidades”, tendo o Estado como fonte de efetivação desta igualdade.

Até a próxima sexta-feira (17), último dia do evento, acontecem conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, entre outras iniciativas. O objetivo final é ampliar o conhecimento e trocar experiências sobre as culturas das sexualidades, acúmulos que sejam capazes de estimular iniciativas de promoção da dignidade humana e reflexão na sociedade.