O município de Guanambi, no sudoeste da Bahia, recebe até junho 1.648 toneladas de milho para alimentação animal, com preço subsidiado. O anunciou foi feito nesta quinta-feira (16) pelo Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca. A comercialização será realizada por meio do programa Venda em Balcão, no posto da Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) instalado na cidade. 

Atualmente, Guanambi atualmente possui em estoque cerca de 600 toneladas do grão. O secretário da Casa Civil e presidente do Comitê, Rui Costa, assegurou que o governo estadual, em parceria com o governo federal, disponibilizou para a venda no estado oito mil toneladas de milho. “Agora, com a redução do preço, a comercialização do milho precisa ser intensificada para que os rebanhos sejam alimentados, fortalecendo a agropecuária do semiárido”.

Para fazer a retirada do milho, o criador deve procurar os escritórios da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e receber as orientações necessárias. A quantidade de milho para aquisição varia de acordo com o plantel de cada criador, respeitando o limite máximo de seis toneladas.