A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, recebeu nesta terça-feira (14), na sede do órgão, em Salvador, lideranças de Itamaraju, no sul baiano, para discutir ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher. O município, que tem população feminina estimada em pouco mais de 31 mil pessoas, está em 7º lugar entre aqueles com maior taxa de homicídio feminino na Bahia, segundo o Mapa da Violência 2012, ocupando a 27ª posição em nível nacional.

No conjunto das ações propostas durante o encontro está a criação de uma delegacia especializada, que também atenderia a população dos municípios de Prado e Jucuruçu, por exemplo.

Segundo Lúcia Barbosa, é preciso a articulação com outras ações que possam garantir o funcionamento de uma rede local para otimizar as iniciativas na área, o que inclui a reativação do Conselho Municipal de Defesa da Mulher e oferta de equipamentos e serviços, como o Centro de Referência de Atendimento de à Mulher em Situação de Violência (CRAM), semelhante ao que já está previsto para Teixeira de Freitas e Porto Seguro, no extremo sul.

Articulação

O próximo passo será a abertura de diálogo com a prefeitura local, na tentativa de sensibilizar para a criação de um organismo governamental, medida que possibilitará a captação de recursos financeiros para o setor, além da realização de uma audiência pública destinada a discutir o assunto com as demais esferas do município e a população em geral.