Novas varas especializadas para a área de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher na Bahia. O assunto foi discutido na última quarta-feira (22), durante reunião entre a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Mário Alberto Hirs, além das deputadas estaduais Luiza Maia e Neusa Cadore, ambas da comissão de Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa.

A secretária da SPM destacou que há demanda para atender às regiões que aparecem com os mais preocupantes índices de homicídios femininos, de acordo com o Mapa da Violência 2012, divulgado pelo Ministério da Justiça.

Segundo o levantamento, municípios baianos pontuam de forma expressiva no ranking nacional. O presidente do TJ sinalizou a intenção de ampliar os diálogos na tentativa de colaborar, no âmbito da Justiça, para amenizar o problema. Entre os esforços já em curso, está a atuação da Coordenadoria da Mulher, que tem como responsável a desembargadora Nágila Brito.