A implantação do complexo acrílico da Basf, na Bahia, com investimento da ordem de R$ 1,2 bilhão, está entrando numa das principais fases – a logística dos transporte de equipamentos especiais. Neste domingo (26), chegam quatro silos diretamente da China para a Base Naval de Aratu, de onde serão transportados até o Polo Industrial de Camaçari. O complexo acrílico é o maior investimento da empresa no Brasil.

O transporte dos equipamentos consiste de três fases. A primeira, prevista para o final do mês, quando chegam os silos, a segunda (entre julho e setembro, com a vinda dos reatores e uma coluna de 68 metros e peso de 480 toneladas), e a última, de fevereiro a março de 2014, período previsto para a chegada de mais equipamentos.

As máquinas são de grande porte, a exemplo dos silos que medem entre 4,9 e 5,8 metros, e fazem parte da fábrica de superabsorventes – componentes ativos para uso em fraldas de bebês – e outros itens de higiene. O transporte dos equipamentos foi planejado de forma a reduzir, ao máximo, os transtornos aos usuários das rodovias e comunidades do entorno. Os motoristas, que utilizarem as vias impactadas pelo transporte das cargas, são orientados a buscar vias alternativas.

A operação de logística é realizada com apoio da Marinha, por meio da Base Naval de Aratu, do Governo da Bahia, do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), das polícias rodoviárias Estadual e Federal, das prefeituras de Salvador, Simões Filho, Camaçari e Dias Dávila, e das concessionárias Bahia Norte e Via Bahia.

Para que os equipamentos cheguem ao Polo Industrial de Camaçari, todos os possíveis trajetos foram estudados e avaliados por equipes de especialistas e engenheiros nas esferas pública e privada, considerando as características estruturais das rodovias e condições específicas para o transporte das cargas.

“Estabelecemos o diálogo com todos os envolvidos no processo e com as comunidades“, enfatiza o responsável pela logística do projeto, Peter Fayterna. De acordo com ele, os parceiros contratados e responsáveis diretos pelo transporte são a empresa José Rubem e a Megtranz, com bastante experiência no transporte de cargas especiais.
 

 

Quando

Domingo (26 de maio)

Horário (entre 6 e 16h)

Dimensões dos quatro silos

Peso – Dois com peso de 15 toneladas cada um, e dois com 23 e 13 toneladas, respectivamente.

Altura – Entre 4,9 e 5,8 metros

Caminho a ser percorrido

40 quilômetros de percurso realizado pela transportadora José Rubem, da Base Naval de Aratu ao Polo Industrial de Camaçari, com velocidade de até 10 km/hora

Impacto no trânsito – Trechos

– Entrada da Base Naval de Aratu até o CIA

– Entrada da Pedreira de Aratu – Manobra de Carretas – Retenção na Rua da Pedreira

– KM 004 – Parada na Estrada do Bom Sucesso, BA- 526 (trânsito interrompido por dez minutos, nos dois sentidos)

– KM 22,5 – Via Parafuso, altura do Posto Taquipe, Km 22,5 (trânsito interrompido por 25 a 30 minutos)

– KM 012 – Via Parafuso, depois da Praça de Pedágio, sentido Camaçari, trânsito interrompido por dez minutos;

– BA 512 – Altura do Hospital Geral de Camaçari (trânsito interrompido por cinco minutos)

Orientação aos motoristas

Os organizadores da operação logística orientam os motoristas que utilizarem essas vias, no domingo, a procurar caminhos alternativos. Para quem sai da região da Base Naval, é sugerido o acesso pela Avenida Suburbana. Quem se dirige ao Aeroporto de Salvador, vindo pela BR-324, deve buscar o Retiro para alcançar a Avenida Luís Eduardo Magalhães e depois chegar à Avenida Paralela. Para quem vai a Camaçari ou Dias D´Ávila, o melhor acesso indicado é a Estrada do Coco, utilizando a Estrada da Cascalheira.