Desta sexta-feira (17) até domingo (19) a Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp) promove mais uma edição da “Ação Naval Cidadã”, dessa vez no município de Maragojipe, no entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP).

O evento é apoiado pelo Comando do 2º Distrito Naval (Marinha do Brasil) e tem a parceria das Secretarias Estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), além da Prefeitura de Maragojipe.

“A recomendação do governador Jaques Wagner é preparar as cidades do entorno do Estaleiro para receber o desenvolvimento sem prejuízo aos habitantes, isso quer dizer criar condições para um desenvolvimento sustentável”, explica o secretário da Seinp, Carlos Costa.

A Marinha disponibilizará serviços de saúde – ginecologia, odontologia, pediatria e clinica geral; a Setre e a SJCDH vão trabalhar com as ofertas de carteira de trabalho, cadastramento de mão-de-obra, divulgação e pré-cadastro de cursos profissionalizantes, pesquisa de interesse em novos cursos, além de orientação jurídica, palestra sobre defesa do consumidor e cadastramento de carteira de passe livre intermunicipal.

A Prefeitura de Maragojipe disponibilizará vacinação, exame citopalógico, confecção de cartão do SUS, emissão de DAP´S para pescadores e marisqueiras (Declaração de Aptidão ao Pronaf), Programa Bolsa Família, consulta do NIS, novos cadastros, desbloqueio e recadastramento, e cadastramento para o Programa Idoso Cidadão.

Na primeira edição da Ação Naval Cidadã, no município de Salinas da Margarida, dia 2 passado, foram atendidas 100% das pessoas que se encontravam no Ginásio de Esportes.