Extravio de bagagem e impedimento de embarque foram alguns dos casos atendidos pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), nesta terça-feira (7), primeiro dia de funcionamento do posto de atendimento do Aeroporto Internacional de Salvador, no andar térreo. Ao longo do dia, os consumidores buscaram apoio dos profissionais para a solução imediata dos seus problemas.

A nova unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por enquanto em caráter experimental, com inauguração solene prevista para o final deste mês. Dois guichês de atendimento foram disponibilizados para o atendimento aos consumidores, que podem esclarecer dúvidas sobre relação de consumo que envolvam o setor aeroportuário, além de registrar queixas de outras áreas.

A ideia de implementar uma unidade de atendimento no aeroporto foi fortalecida após a realização da ‘Operação Linhas Aéreas’, deflagrada pelo Procon, na semana passada. De acordo com o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freires, a presença do posto atuando diariamente em defesa do consumidor ajudará e inibir práticas que infrinjam as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Isso será feito via a mediação dos conflitos entre os consumidores e as companhias aéreas, pelos atendentes, que poderão até mesmo lavrar autos de infração, caso a irregularidade não sejam sanadas pelos fornecedores.