Discutir o papel das ouvidorias públicas durante os grandes eventos esportivos e trocar experiências para garantir o pleno atendimento aos turistas e à população local durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Este é o objetivo do 1º Encontro de Ouvidorias das Cidades-Sede, promovido pela Ouvidoria Geral do Estado da Bahia em parceria com a Ouvidoria Geral do Município de Salvador e que acontece nesta segunda-feira (27) e terça (28), no Centro de Convenções, em Salvador.

O evento promove palestras, mesas-redondas e debates com ouvidores, servidores e interessados. As ouvidorias são os órgãos que fazem a intermediação entre a população e o poder público, recebendo reclamações, sugestões e acompanhando o andamento dessas solicitações.

O ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, disse que a troca de experiências é boa para preparar a atuação durante os jogos, “e a Bahia tem muito a contribuir com o que faz durante o Carnaval. Temos muito a mostrar às outras cidades-sede, e este encontro serve para que possamos ter uma atuação mais uniforme em todo o país e prestar um serviço de qualidade durante os jogos”.

Uma das expectativas é que a atuação das ouvidorias possa ajudar a corrigir possíveis problemas que aconteçam durante os jogos. O ouvidor-geral do Município, Humberto Viana, afirmou que muitas vezes o problema acontece e a ouvidoria é a primeira a ficar sabendo. “Se tiver uma atuação coordenada, poderemos ajudar o poder público a atuar na correção dessas falhas. Este encontro permite buscar junto às outras cidades experiências de sucesso para auxiliar neste processo”.