O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, conferiram segunda-feira (27) o andamento do Programa de Estruturação da Organização Social da Pesca Artesanal na Bacia Hidrográfica do São Francisco. Eles visitaram as colônias de pescadores Z-46, em Ibotirama, e Z-50, em Paratinga.

“A Seagri e a Bahia Pesca estão reformando 17 colônias de pescadores ao longo do São Francisco. A reestruturação das colônias é a base para a sustentabilidade da pesca na região. Não era possível melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos pescadores sem antes reestruturar as colônias”, disse Salles.

De acordo com Peixoto, a reforma das colônias é apenas uma das ações realizadas na região. “O programa abrange também o projeto Renovar, que fornecerá capacitação e material para que os pescadores renovem sua frota na Bacia do São Francisco. Os pescadores aprenderão a construir embarcações de fibra de vidro, mais modernas e seguras”. Ele afirmou que a Bahia Pesca está implantando unidades de beneficiamento de pescado nos principais pontos de pesca e comércio da região.

Os profissionais serão beneficiados ainda com a compra, pela Secretaria da Agricultura, de retroescavadeiras para construção de barragens subterrâneas. “E como isso beneficiará o pescador? Estas mesmas escavadeiras serão utilizadas para a limpeza dos açudes e construção de tanques escavados”, explicou Salles. Ele informou que a Bahia Pesca fornecerá acompanhamento técnico para os novos projetos de piscicultura, além de alevinos (filhotes de peixe) e ração.