O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) vai ganhar mais rapidez em 14 cidades baianas, com a entrega de 25 novas ambulâncias. Para a capital baiana serão destinadas dez ambulâncias. Os prefeitos receberam, nesta quinta-feira (9), as chaves dos veículos das mãos do governador Jaques Wagner, em evento realizado no estacionamento da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

Além dos veículos tipo Sprinter, a Bahia também terá os de tração 4X4, que servem para atender localidades de difícil acesso, como estradas vicinais e zona rural. A Bahia é o primeiro estado a receber esse tipo de ambulância. Os novos carros serão incorporados à frota em substituição aos modelos existentes, com o intuito de otimizar a demanda de atendimento.

A prefeita do município de Conde, Marly Leal de Oliveira, afirmou que a ambulância além de atender a cidade, vai beneficiar também outros municípios da Linha Verde. Ela explica que na região, principalmente no verão, são registrados muitos acidentes nas proximidades da praia. “Estou muito satisfeita com a ambulância, que caiu como uma luva para nós, porque lá há muitos acidentes. E o Samu vai fazer os atendimentos emergenciais mais rápido”, afirmou.

Cobertura chega a 11 milhões de baianos

De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, até o final deste mês serão entregues mais três unidades móveis do Samu aos municípios baianos, entre esses Guanambi. Segundo Solla, ainda esse ano a cobertura no estado vai ser ampliada. “Com esses novos investimentos vamos, praticamente, atender a todas as regiões com o serviço de emergência”, ressaltou.

O atendimento do Samu já chega a cerca de 11 milhões pessoas, o que representa uma cobertura de quase 80% dos baianos. Em 2007, a cobertura chegava a apenas 38% dos habitantes. “O Samu 192 é um equipamento da saúde pública de fundamental importância e tem salvado muitas vidas. Estamos com uma cobertura acima da média brasileira, que é de 70%. Recebemos a Bahia com um pouco mais de 30% e hoje registramos 77%, de cobertura”, enfatizou o governador Jaques Wagner.

O Samu 192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, em via pública, ou seja, através do telefone 192, o atendimento chega ao usuário onde ele estiver. A equipe presta atendimento no menor tempo possível, salvando vidas e diminuindo sequelas.

Publicada às 9h55
Atualizada às 12h55