Cerca de 50 pessoas foram beneficiadas com cirurgias eletivas, sábado (25), em um Mutirão de Cirurgias Eletivas promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com o Hospital Santo Antonio, instituição mantida pelas Obras Sociais Irmão Dulce (OSID).

A equipe de 80 profissionais, coordenada pela médica Cinthia Alves, fez cirurgias nas especialidades de Urologia (20 procedimentos), Ginecologia (15 procedimentos) e Clínica Geral (15 procedimentos). O mutirão tem como meta, até o final de 2014, realizar cerca de três mil cirurgias eletivas, segundo informou a diretora de ações estratégicas da Sesab, Cláudia Almeida.

Viabilizados pela (Sesab), através do Sistema Único de Saúde (SUS), os mutirões começaram no início do mês de maio de 2013, com 78 cirurgias de oftalmologia e otorrinolaringologia. Sábado (25), além das cirurgias, a equipe do ambulatório de otorrinolaringologia do Hospital Santo Antonio atendeu cerca de 80 pacientes de Salvador e outras cidades do interior baiano, para avaliação e agendamento dos pacientes nas próximas etapas do mutirão para cirurgias de garganta, ouvido e nariz.

Os mutirões têm por objetivo atender pacientes que esperam por longos períodos para agendamento de cirurgias eletivas, procedimentos considerados não emergenciais e que podem aguardar marcação. Este é o caso de Verônica Menezes, moradora da cidade de Amargosa, mãe de Guilherme, 4 anos, que espera há mais de um ano pela marcação da cirurgia de amígdalas do filho: “agora vou ter o problema de garganta do meu filho solucionado e poder realizar o maior sonho do Guilherme, que é poder chupar um picolé”, festeja.

Para que uma pessoa entre nesse mutirão é necessário ser encaminhada por uma Secretaria Municipal de Saúde, que aciona a Sesab para autorização. O mutirão visa atender prioritariamente os pacientes do interior do estado que já estão na fila de espera por uma cirurgia eletiva. Além das áreas já citadas, também estão sendo atendidos pacientes que aguardam cirurgia vascular e de obstetrícia. Para o mês de junho, já estão agendadas mais três etapas, a serem realizadas nos dias 8, 15 e 29.