Acontece nesta quarta-feira (22), às 8h30, no Auditório do Colégio Georgina de Souza, em Simões Filho, o Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, que contará com a participação de diversos atores sociais envolvidos, tais como: profissionais de saúde, gestores municipais, instituições parceira e sociedade civil.

Na ocasião, os líderes do Projeto apresentarão os resultados obtidos com as ações de mobilização. Também será destacada a importância da efetiva participação da gestão pública e das instituições privadas na prevenção e controle da dengue.

O Seminário proporcionará uma reflexão sobre as etapas do Projeto, quanto à quantidade, qualidade, planejamento e desenvolvimento das ações realizadas pelos mobilizadores com vistas à prevenção da dengue. No ponto de vista estratégico, a avaliação permitirá evidenciar os pontos positivos e dificultadores que podem ser potencializados ou melhorados nas próximas etapas.

Com quase 100 ações de mobilização cadastradas, desde julho/2012, no Sistema de Informação da Mobilização (SISMOB), Simões Filho vem realizando diversas atividades com a participação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde e moradores dos bairros que concentram os maiores Índices de Infestação Predial (IIP), imóveis onde se encontram larvas do Aedes aegypti. Algumas das ações são: Caminhadas, Faxinaço, Reuniões, Seminários, Panfletagem, Oficinas, prospecção de Parceiros, dentre outros.

O Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Simões Filho e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).