Mais de 400 internos da Fundação Dr. Jesus, entidade que acolhe dependentes químicos e moradores de rua, em regime de abrigo, já foram atendidos em apenas dois dias de trabalho da organização Voluntários do Sertão, nas áreas de oftalmologia e odontologia. Para observar esse atendimento, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, acompanhado do chefe de Gabinete, Washington Couto, do superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, e da enfermeira e professora do Instituto de Saúde Coletiva, Marília Fontoura, esteve, na manhã deste sábado (18), na Fundação Dr. Jesus, localizada no município de Candeias, às margens da BR-324.

Recebido pelo fundador da instituição, o deputado Sargento Isidoro, o secretário fez questão de entrar nas carretas de atendimento ofltalmológico e odontológico, oportunidade em que conversou com alguns pacientes que estavam sendo atendidos. “Estamos apostando em contribuir para a melhoria das condições de saúde dessas pessoas”, afirmou Solla, acrescentando que esse tipo de atendimento gera um retorno social muito grande. O secretário também visitou as instalações da fundação e as obras de beneficiamento, que estão sendo realizadas.

Os Voluntários do Sertão iniciaram o atendimento aos internos da Fundação Dr. Jesus na quinta-feira (16) e prosseguirão até a próxima quarta-feira (22). “Esperamos atender a todas as 782 pessoas que aqui residem”, explicou Doriedson Pereira, coordenador da Organização Voluntários do Sertão. São duas carretas, uma com dez consultórios odontológicos e a outra com dois consultórios de atendimento em oftalmologia. “Essa é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), visando beneficiar a comunidade que aqui vive”, disse o coordenador.

Para o médico André Oliveira Novo, integrante da Voluntários do Sertão, as pessoas estão sendo extremamente prestativas e agradecem por receber esse atendimento. “É gratificante poder oferecer serviços para uma população carente”, afirmou.

Joelson Bastos de Almeida, interno há um ano, classificou esse atendimento como “uma dádiva de Deus”. Segundo ele, há muito tempo que ele e muitos dos seus companheiros precisavam ir ao dentista e ao oculista. “Agora estou indo para a consulta com o oftalmologista, mas já passei também pelo dentista”, completou.

A equipe de oftalmologia dos Voluntários do Sertão é composta por dez cirurgiões dentistas, um farmacêutico e um técnico de saúde bucal. A carreta é especial, possui uma caixa d`água com capacidade para 15 mil litros, dispõe de raio-x com placas de isolamento e descarte de resíduos. “Toda essa estrutura montada, obedece às normas técnicas exigidas pela legislação pertinente”, informou o coordenador Doriedson Pereira.

O atendimento oftalmológico conta com dois consultórios e tem equipe composta por dois médicos oftalmologistas, três oculistas, dois enfermeiros e três atendentes que dão suporte. O atendimento começa com uma consulta e, se o paciente necessitar de lentes corretivas, ele já escolhe a armação, as lentes são colocadas ali mesmo, e ele já sai usando os óculos. Foi o que aconteceu com a senhora Selma Elias dos Santos, que após consulta, já saiu com os óculos no rosto. “Eu também trouxe o meu filho de cinco anos, ele já fez a consulta e agora estou esperando o resultado”, confirmou Selma, acrescentando que não tem palavras para agradecer a todos por esse atendimento. “As lentes oferecidas aqui são de excelente qualidade, um exemplo disso são as varilux”, concluiu Doriedson Pereira.