A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou à imprensa, na tarde desta quinta-feira (9), o resultado da Operação Montevidéu, deflagrada durante a madrugada pelas policias Civil, Militar, com o apoio da Superintendência de Inteligência do órgão, nos bairros do Uruguai, Massaranduba, Jardim Cruzeiro e Nordeste de Amaralina. A iniciativa fez parte de uma ação nacional, proposta pelo Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil (CONCPC) para combater o tráfico de drogas e os homicídios.

Durante a ação foram cumpridos cinco mandados de prisão, diversos de busca e apreensão e flagrante de seis pessoas, com drogas e armas. Estão presos Tiago Eduardo de Alcântara dos Santos, 26 anos, Rafael de Alcântara Santos, 19, Paulo Rodrigo Lima Pereira dos Santos, 21, Ânderson Oliveira, o ‘Oreia’, 24, Jaílton Sales dos Santos, 30, Jair Sales dos Santos, 27, Luciano Vitória Ferreira, o ‘Zóio’, 19, Murilo Santana, 26, e o policial militar reformado José Roque de Oliveira de Jesus, 54.

Outros dois criminosos, Alessandro Silva Santos, o ‘Hominho’, 22, e José Hilton dos Santos, 31, foram feridos durante confronto com a polícia e se encontram sob custódia no Hospital Geral do Estado (HGE). Os apresentados integram as quadrilhas dos traficantes José Roque Paixão de Jesus, o ‘Ninho’, e Alexsandro de Jesus Santos, o ‘Alex Gago’, foragidos e que brigam pelo controle do tráfico nos bairros localizados na Cidade Baixa e no Nordeste de Amaralina.

Armas e drogas – A polícia apreendeu com eles, crack, maconha, cocaína, uma pistola ponto 40, com carregador, um revólver calibre 38, munição, uma faca, uma espada, um revólver de brinquedo, duas balanças eletrônicas, ampolas para embalar a droga, seis aparelhos celulares e R$ 274.

Cerca de 210 policiais participaram da ação, resultado de uma investigação que durou cinco meses. Após estas prisões, a polícia espera elucidar, ao menos, oito homicídios nos quais os acusados estão envolvidos. Os criminosos serão encaminhados para o Presídio de Salvador, no Complexo da Mata Escura.