Teve início na sexta-feira (17), e continua até domingo (19), a segunda edição da Ação Naval Cidadã, realizada no município de Maragojipe, distante 130 quilômetros de Salvador. O evento é realizado pelo Governo do Estado, em uma iniciativa da Secretaria da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp), em parceria com as secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com o apoio da Marinha do Brasil, por meio do 2° Distrito Naval.

Assim como na primeira edição, realizada em Salinas da Margarida, a ação tem como objetivo proporcionar à população do entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu o acesso gratuito aos serviços de trabalho, saúde e cidadania. Serviços utilizados pelo funcionário público Raimundo Fonseca, 43 anos, e pelo jovem Jonas Ferreira, 18 anos. Raimundo recebeu atendimento odontológico “Há mais de 10 anos que não ia ao dentista, fiz uma obturação”, conta.

Já Jonas, que já trabalha como ajudante de solda em uma pequena oficina no município, fez a primeira via da carteira de trabalho. “Minha pretensão é fazer um curso para especializar na área de solda, onde já tenho algum conhecimento, e aproveitar as oportunidades que vão surgir com a vinda do Estaleiro”, planeja.

Atualmente, a obra do Estaleiro Enseada do Paraguaçu emprega 1.400 trabalhadores. Com previsão de término para o segundo semestre de 2014, o empreendimento tem capacidade para empregar cerca de oito mil pessoas.

Serviços

Até domingo (19), a população do município terá à disposição serviços de saúde – ginecologia, odontologia, pediatria e clinica geral – oferecidos pela Marinha; emissão de carteira de trabalho, cadastramento de mão-de-obra, divulgação e pré-cadastro de cursos profissionalizantes e pesquisa de interesse em novos cursos ofertados pela Setre, além de orientação jurídica, palestra sobre defesa do consumidor e cadastramento de carteira de passe livre intermunicipal, esses, oferecidos pela SJCDH.

A Prefeitura de Maragojipe, parceira do ação no município, disponibiliza vacinação, exame citopalógico, confecção de cartão do SUS, emissão de DAP para pescadores e marisqueiras (Declaração de Aptidão ao Pronaf), Programa Bolsa Família, consulta do NIS, novos cadastros, desbloqueio e recadastramento, e cadastramento para o Programa Idoso Cidadão. A próxima edição da Ação Naval Cidadã acontece no município da Saubara.

“A ação tem como objetivo preparar as cidades do entorno do Estaleiro para receber o desenvolvimento sem prejuízo aos habitantes, isso quer dizer criar condições para um desenvolvimento sustentável”, explicou o secretário da Seinp, Carlos Costa, na abertura.

A chefe de Gabinete da Setre, Olívia Santana, que representou o secretário Nilton Vasconcelos, afirmou que a população dos municípios do entorno tem que se beneficiar com o desenvolvimento que o Estaleiro vai trazer para estas localidades. “Este equipamento tem que absorver a mão-de-obra local, e, para isso, a Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, está qualificando e realizando a intermediação da população desses municípios”, ressaltou Olívia.

Também participaram da solenidade de abertura, a prefeita de Maragojipe, Vera da Saúde, o comandante do 2° Distrito Naval da Marinha, o vice-almirante Monteiro Dias e a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade.