Documentação básica para ingressar no mercado, como certidão de nascimento e carteira do trabalho, além de intermediação de mão de obra e inscrição para cursos de qualificação profissional, tudo isso em um só lugar. Estas foram as oportunidades oferecidas pelo Mutirão do Registro Civil e Documentação Básica, realizado nesta quinta-feira (2), em Salinas da Margarida, no Recôncavo baiano, durante a primeira edição do projeto Ação Naval Cidadã.

A iniciativa foi promovida em parceria pelas secretarias da Indústria Naval e Portuária (Seinp), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O município também sediou uma reunião entre representantes do Estado e prefeitos de 16 municípios que serão beneficiados pelo Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em instalação na região.

A marisqueira Carla Rodrigues não perdeu tempo e resolveu vários problemas em apenas uma manhã. “Eu vim tirar certidão de nascimento minha e das crianças, e meu filho maior veio tirar carteira de trabalho. Se não houvesse este mutirão, eu precisaria ir para Nazaré. Foi mais fácil para mim, porque não precisei viajar. E foi de graça”.

Cynara Silva, 18, disse que não está trabalhando ainda. Ela foi “fazer a certidão de nascimento, tirar a carteira de trabalho e me inscrever no curso de cabeleireira. Com a qualificação, eu posso conseguir um bom trabalho e melhorar na vida”. A jovem prevê que a implantação do estaleiro vai atrair clientela para o segmento no qual quer se especializar.

Qualificação

De acordo com a chefe de gabinete da Setre, Olívia Santana, o objetivo da secretaria é preparar a população para que tenha mais qualificação e possa disputar e acessar os postos de trabalho. “Nós temos esta grande obra, que é a construção do estaleiro, e a secretaria já conseguiu captar 637 vagas de mão de obra local”.

Implantação do estaleiro fortalece desenvolvimento na região

Salinas da Margarida fica próximo à foz do Rio Paraguaçu, região em franco desenvolvimento, com a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que retoma no estado as atividades da cadeia produtiva da indústria naval. Segundo o diretor de Recursos Humanos e Operações do estaleiro, Ricardo Lyra, esta implantação envolve duas etapas. A primeira é a construção do estaleiro, seguida da operação.

Lyra informou que na fase de construção, o empreendimento alcançará um pico de mão de obra de até cinco mil trabalhadores e, durante a operação, serão também de três a cinco mil pessoas trabalhando. “Esta mão de obra não existe já qualificada na região. Por isso, temos esta grande parceria com os governos federal, estadual e municipais para que possamos ter trabalhadores capacitados com as competências específicas para o funcionamento do estaleiro”.

Para Lyra, o Governo do Estado tem sido um grande parceiro, por meio das secretarias do Trabalho e da Indústria Naval. “Nenhuma ação é desenvolvida apenas pelo estaleiro. Todas as etapas são planejadas e conduzidas em parceria com o governo. Nós já temos treinamentos em andamento, de turmas focadas na construção do empreendimento, e para a operação do estaleiro, que vai começar em 2014, já temos turmas iniciando agora em maio.

Petrobras gera demandas no segmento da indústria naval

O secretário da Indústria Naval do Estado, Carlos Costa, ressaltou a história da atividade, “que nasceu na Bahia, quando Dom João VI veio com a família real para Salvador”. Segundo ele, a Petrobras tem necessidade de barcos e equipamentos de sondagem para a exploração do pré-sal, gerando uma demanda e a implantação de grandes empresas dessa cadeia produtiva. “Então, o Governo do Estado está presente para evitar que haja bolsões de pobreza no entorno desses empreendimentos”.

Costa enfatizou que a Seinp toma todos os cuidados para que a indústria naval leve desenvolvimento junto com a sua implantação. “Nós vamos melhorar a saúde, educação, estradas, estamos pensando em tudo isso. A Secretaria da Agricultura [Seagri] está trazendo o desenvolvimento agrícola, para que a gente não importe o que será usado na produção diária de 12 mil refeições, inicialmente”.

Somente no primeiro trimestre de 2013, já foram realizados mais de 20 mutirões do Registro Civil e Documentação Básica. Nos dias 18 e 19 deste mês, os moradores de Maragojipe poderão aproveitar a iniciativa para regularizar a documentação e se inscrever nos cursos de qualificação profissional.