A informalidade no trabalho doméstico é o tema da 1ª Oficina do Projeto ‘Estratégias de Redução da Informalidade no Emprego Doméstico’, que será realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Organizada pelo Observatório do Trabalho da Bahia, a atividade é dirigida a representantes de entidades legadas ao segmento e será realizada nas próximas quinta e sexta-feiras (9 e 10), das 8h30 às 18h, na sede o Ministério Público do Trabalho, na Avenida Sete de Setembro, nº 308, Corredor da Vitória, em Salvador.

“Esta será uma ação inicial do projeto piloto a ser implantado na Bahia, junto com o Dieese e o Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID), com vistas a reduzir a informalidade do emprego doméstico no estado”, disse Frederico Fernandes, assessor da Setre e coordenador do Observatório do Trabalho.

Ele enfatiza que a discussão acontece num momento importante para a categoria, que em abril deste ano conquistou, por meio da Emenda Constitucional 72, a igualdade de direitos aos demais trabalhadores. “Por meio do diálogo social, iremos discutir e firmar compromissos, etapas e ações a serem desenvolvidas por uma rede local, composta por governo, movimento social e iniciativa privada”, disse Frederico.