A comida, a mistura de cores e a paixão pelo futebol encantam seis jornalistas ingleses que participam de um press trip por Salvador e Praia do Forte até esta quarta-feira (15), como parte de um programa da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, com o apoio da Bahiatursa.

No sábado, eles visitaram o Dique do Tororó, o Farol da Barra, as igrejas de São Francisco e do Bonfim e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). No domingo, foram ao Rio Vermelho, percorreram o Pelourinho, conheceram o Elevador Lacerda e se impressionaram com a primeira partida da final do Campeonato Baiano de Futebol entre o Bahia e o Vitória.

“Uma atmosfera mais apaixonada, mais vibrante do que costuma ser na Inglaterra”, disse Hannah Ammy Barr, do Fabulous, suplemento dominical do jornal The Sun, um dos principais da Inglaterra, que fala sobre viagens, celebridades, moda e comportamento. “Nunca vi um jogo com tanta paixão”, afirmou Lorna Gray, da Cosmopolitan, uma revista de variedades que aborda temas na linha da Fabulous.

Do mesmo modo que Hannah, que ficou impressionada com a qualidade da comida, Lorna destacou a combinação das culturas africana e portuguesa, o que se reflete na culinária, compartilhando com a opinião de Peter John Thompson, da Press Association, uma agência de notícias que vende conteúdo para diversos veículos.

Para David Richardson, da TTG, revista semanal voltada para profissionais de turismo que circula com 19 mil exemplares, Salvador é uma cidade marcada pela presença do mar. “Os fortes, os faróis. Pode-se imaginar como o mar foi importante para a formação desta cidade”.

“A comida e a religião, na verdade, aqui se encontram”, declarou David Joseph Constable, do Metro, um jornal de distribuição gratuita que circula em Londres e municípios vizinhos, com tiragem de 800 mil exemplares.

Nathalie Schofield, do departamento de comunicação da TAP em Londres, foi além, enxergando na mistura de culturas um reflexo da paixão dos brasileiros pelo futebol.

Ela explica a presença do grupo de jornalistas ingleses em Salvador como parte de um programa da companhia aérea portuguesa, que conta também com o apoio da Vbrata, associação europeia de operadores especialistas em Brasil, para criar o hábito entre os britânicos de que, por meio da TAP, podem alcançar o mundo inteiro. “Naturalmente, aproveitando esse momento de expectativa em torno da Copa do Mundo de 2014, que pode ser capitalizado com a divulgação do Brasil na mídia e entre agentes de viagem e operadoras”.