Com a inauguração nesta quarta-feira (8) do Sheraton da Bahia Hotel, no Campo Grande, o turismo no estado amplia a capacidade hoteleira, o que contribui para a comodidade dos visitantes, principalmente com a realização de grandes eventos esportivos previstos para Salvador. A solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner, acompanhado da primeira-dama Fátima Mendonça, e do secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

O prédio do antigo Hotel da Bahia, tombado como Patrimônio Cultural do Estado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), passou por uma grande reforma interna, na qual foram investidos pelo Grupo GJP Hotels & Resorts cerca de R$ 100 milhões. Apesar da intervenção, as características foram mantidas, com a preservação das obras de Genaro de Carvalho e Carybé.

Reaberto no início do mês de março, o hotel ainda não estava operando com 100% da capacidade. A partir deste mês, serviços como o SPA e o restaurante Genaro de Carvalho voltam a funcionar normalmente. São 284 quartos distribuídos em 12 andares, com serviços direcionados ao público de executivos internacionais.

“Estamos prontos para receber os visitantes tanto na Copa das Confederações quanto na Copa do Mundo de 2014, inclusive a Fifa vai usar o hotel e hospedar sua equipe durante a Copa da Mundo. Nestas semanas já pudemos perceber que a receptividade tem sido muito boa”, afirmou o diretor do Grupo GJP na Bahia, Paulo Gaudenzi.

Para o governador Jaques Wagner, o retorno das atividades do Hotel acontece em um bom momento. “Acabamos de reinaugurar a Arena Fonte Nova e, agora, o hotel. Acho que isso pode significar uma nova temporada de crescimento do turismo na Bahia, além de preservar um valor histórico pelas obras aqui mantidas. O hotel tem uma localização privilegiada, no centro, perto da Praça Castro Alves, que vamos reformar, e do novo estádio. Então, é muito bom para nós termos de volta um ícone como este”.