O Especial TVE deste domingo (12), Dia das Mães, às 19h, apresenta o show de Marilda Santanna, “Qual é, Baiana?”. O segundo CD da carreira solo de Marilda, que comemora 35 anos de carreira, traz uma leitura do imaginário brasileiro da figura da baiana na canção brasileira, e é fruto de uma pesquisa de mestrado e doutorado da cantora, que também é professora e pesquisadora do Instituto de Humanidades Artes e Ciências e do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia.

A partir dessas pesquisas, Marilda produziu, em parceria com a 107.5 – Educadora FM e com o Ihac – Ufba, quatro programas de rádio e foi contemplada com um edital, em 2011, para gravar o CD, que tem arranjos de Letieres Leite e Luiz Asa Branca. Os estudos têm participação também de membros do grupo de pesquisa “Canto de cada Canto”, do qual Marilda faz parte.

Dorival Caymmi, Ivan Lins, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Pereira, Denis Brean e André Filho são alguns dos nomes da música brasileira que fazem parte do repertório da artista, que pode ser conferido pela TVE ou no portal do Irdeb.