Para celebrar os 190 anos da independência da Bahia, Salvador ganha um novo presente este ano. Além dos tradicionais festejos, acontece o espetáculo Dois de Julho – A Ópera da Independência. Com direção de Paulo Dourado e patrocínio da Bahiatursa, a peça musical será encenada gratuitamente no próprio dia 2, às 18h30, num palco montado no Terreiro de Jesus.

Em seguida, haverá mais duas apresentações no fim de semana, dias 5 e 6 de julho (sexta e sábado), também às 18h30. O cantor Gerônimo assina a trilha sonora original e participa da execução das músicas no palco, junto com sua banda e com as cantoras Lia Chaves e Morgana d’Ávila.

A fim de dar vida aos ‘sentinelas da liberdade’, como ficaram conhecidos os heróis da independência da Bahia, foram convidados atores de prestígio no teatro baiano, como Jackson Costa (Castro Alves), Andrea Elia (Maria Quitéria), Cristiane Mendonça (Joana Angélica), Dody Só, Luís Pepeu, Urias Lima, Narcival Rubens e Clara Paixão. A dramaturgia é realizada por Cleise Mendes, e a coreografia fica a cargo de Jorge d’Santos.

A ópera recorrerá ainda à projeção de uma cenografia virtual, que terá dupla função: ilustrar os temas dramáticos e ampliar as imagens de cena, criando uma dinâmica para o público.