Alunos da rede estadual de ensino vivenciam os últimos preparativos para o desfile cívico do 2 de Julho, em Salvador, quando 16 fanfarras vão estar nas ruas para comemorar a Independência da Bahia. Serão mais de 800 estudantes distribuídos nos dois momentos da comemoração – a partir das 7h30, da Lapinha à Praça Municipal, e às 13h, da Praça Municipal ao Campo Grande.

O público poderá conferir uma seleção de canções com arranjos elaborados ao longo do ano pelos estudantes. “Estamos realizando um trabalho de revitalização das fanfarras, que passaram a fazer parte dos programas estruturantes da Secretaria da Educação e, portanto, têm hoje um acompanhamento mais pedagógico”, afirma a coordenadora de fanfarras do órgão, Noélia Félix.

De acordo com ela, para os estudantes “o desfile do 2 de Julho é uma glória. Eles ficam maravilhados por ser uma oportunidade ímpar de mostrar seus talentos musicais e o trabalho que foi ensaiado durante todo o ano”. Em toda a rede há 290 escolas cadastradas com fanfarras.

A coordenadora afirma que, “além de um elemento agregador, as fanfarras exploram o potencial educativo por meio da arte musical instrumental, expressão corporal e disciplina de grupo, assim como promovem o bem-estar da coletividade, elevando a autoestima da comunidade escolar”.

Desde 2007, a Secretaria da Educação vem buscando alternativas e implementando ações para acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, e também apoiar na manutenção dos instrumentos musicais.