‘A Agricultura Familiar e a Seca’ é o tema da palestra que o gerente regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Caetité, Renné Frota Gumes, realiza, nesta quarta-feira (19), durante o Encontro Municipal sobre o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, às 8h30, na Casa Anísio Teixeira, na cidade.

O evento terá a participação de lideranças comunitárias, presidentes de associações, agricultores familiares e outros representantes da sociedade civil organizada. “Demonstraremos que o agricultor tem à sua disposição tecnologias que facilitam a convivência com a seca”, disse o gerente.

Segundo Frota, no encontro também será apresentado o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar, idealizado e desenvolvido pela EBDA, com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade da bovinocultura de leite e da ovinocaprinocultura da agricultura familiar, além de incentivar a produção de alimentos, geração de trabalho, renda e inclusão social.

O programa incentiva o plantio adensado e a reserva estratégica da palma, rica em sais minerais e composta por 80% de água, considerada uma grande alternativa nutricional para os rebanhos em períodos de longa estiagem. Na ocasião também serão eleitos os delegados da conferência territorial, que irá acontecer em Caetité, no mês julho, por iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura de Caetité e coordenação do Território do Sertão Produtivo.