O professor Pedro Antônio Oliveira Mangabeira, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na 12th International Conference on The Biogeochemistry of Trace Elements (12ª Conferência Internacional sobre a Biogeoquímica de Elementos Traços).

O trabalho apresentando pelo professor foi oriundo da dissertação de mestrado da estudante Laize Silva Queiroz, ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

O trabalho premiado é o resultado de pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais, sob a orientação de Pedro Mangabeira, realizado no Centro de Microscopia Eletrônica da Uesc. O seu objetivo foi estudar o efeito do chumbo na anatomia da espécie Oxycaryum cubense, com possível utilização em programas de fitorremediação de áreas contaminadas por metais tóxicos.