Um grupo de profissionais de imprensa participou nesta quarta-feira (5) de uma visita à Arena Fonte Nova para conhecer detalhes sobre a operação do estádio durante os jogos da Copa das Confederações. Realizado pelo Comitê Organizador Local (COL), o Tour de Experiência nos Estádios teve a presença de editores, chefes de reportagem, repórteres, cinegrafistas e fotógrafos, que vivenciaram o funcionamento da arena durante a competição. A Copa das Confederações começa no dia 15 deste mês e terá três jogos em Salvador: Nigéria x Uruguai (20/6), Brasil x Itália (22/6) e a disputa do terceiro lugar (30/6).

A visita começou pelo Centro de Credenciamento, montado no Convento do Desterro, em Nazaré, de onde os jornalistas foram conduzidos por voluntários até o acesso ao estádio para a simulação da entrada de torcedores. Cada profissional recebeu um ingresso e foi orientado sobre os detalhes das informações deste ingresso antes de passar pelas catracas e procedimentos de segurança.

Dentro da arena, outros voluntários auxiliaram os visitantes a localizar o setor e o assento contidos no ingresso. Foi simulado ainda o funcionamento de bares e banheiros, além dos acessos a vestiários, zona mista e sala de entrevista coletiva, espaços que recebem ajustes para o torneio.

“A competição está chegando e este é apenas um exemplo de como os profissionais e espectadores serão atendidos na Copa das Confederações”, disse o chefe-executivo do COL, Ricardo Trade.

Centro com 400 postos de trabalho

As equipes que vão trabalhar na Copa das Confederações conheceram também as instalações do Stadium Media Center (SMC). Este centro de mídia foi montado, especialmente para o evento, numa área do estacionamento da Arena Fonte Nova. Aberta aos jornalistas credenciados a partir do dia 17 deste mês, a estrutura provisória terá 400 postos de trabalho, sendo 300 destinados a repórteres e 100 a fotógrafos.

“A imprensa tem o papel de disseminar para o torcedor informações como chegar cedo ao jogo e usar transporte público e solidário, além do comportamento dentro do estádio”, afirmou o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campello.

Publicada às 10h50
Atualizada às 14h30