Cinema que dialoga com a música. Música que dialoga com o cinema. Cineasta que faz música. Músico que faz cinema. Videoclipe, a mais clara junção entre as duas linguagens. Esse é o mote do festival CINESomBA, ação da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado (Funceb), que ocorre desta sexta-feira a domingo (14 e 16), das 9 às 22h, no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador, com entrada franca.

Mostras e instalações, além de exibições audiovisuais em videomapping e transmissão de jogo do Brasil, estão na programação. Na lista de filmes, traços da música da Bahia aparecem em curtas, médias e longas-metragens. Ao final de cada dia, um show encerra as atividades em conexão com o que foi visto nas telas, trazendo André Luiz Oliveira, Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção, Karina Buhr, Mariella Santiago e Moreno Veloso.

O evento integra o ‘Cultura em Campo’, calendário de atrações promovidas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) para divulgar a produção artística local durante a Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013.

A ideia é movimentar, com esta maratona audiovisual, a estrutura do complexo, incluindo as salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira, escadaria da Biblioteca Pública do Estado, Quadrilátero da Biblioteca e Galeria Pierre Verger. A iniciativa inclui o também o futebol.

Jogo em telão

Neste sábado (15), as exibições vespertinas fazem uma pausa e os torcedores, antes da apresentação musical da noite, vão ter a chance de acompanhar a estreia do Brasil na competição, em telão instalado no Quadrilátero da Biblioteca. A partir das 14 horas, os DJs Edbrass e Maira Cristina fazem o som de aquecimento para a transmissão do jogo.

Diariamente, durante todo o horário do evento, visitantes vão vivenciar uma instalação sonora com obras de Arto Lindsay, ícone da cena musical brasileira com diversas influências, entre elas, o Tropicalismo e o jazz americano. Também todos os dias, a partir das 18h30, videoclipes baianos dos mais variados estilos, do rock ao pagode, da MPB ao arrocha, serão exibidos na fachada da biblioteca. Em seguida, os VJs Jan Cathalá e Caetano Britto fazem suas projeções em videomapping, com roteiro e pesquisa musical dos DJs EdBrass e Maira Cristina.

Shows

Após a movimentação nas salas de cinema, é a vez do palco, montando no Quadrilátero, acolher os shows da noite. No sábado, a partir das 19h, Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr se reúnem para homenagear os Novos Baianos. No domingo (16), às 20h, fechando as atividades do CINESomBA, um tributo a Caetano Veloso na apresentação de Mariella Santiago e Moreno Veloso.

Inédito

A grande atração do evento promete ser a exibição, nesta sexta (14), às 19h, de uma edição especial de ‘A Mensagem de Fernando Pessoa – Mito e Música’, do cineasta baiano André Luiz Oliveira, que também apresentará, às 21h, o show ‘A Mensagem’, em homenagem ao poeta, com participação da fadista portuguesa Gloria de Lourdes e da cantora baiana Mariella Santiago, sintetizando a proposta de trânsito e sintonia entre as artes do CINESomBA.

Completam a programação de exibições, sempre durante a tarde, outros documentários praticamente inéditos na cidade, como ‘Sonora Rio-Bahia’, de Jasmin de Britto Pinho, ‘Cacau do Pandeiro – O Mundo na Palma da Mão’, de Márcio Santos, e o curta ‘Brasilianos’ de Claudia Chávez.