Tendo o futebol de rua como temática, o concurso fotográfico ‘A de fora é minha!’ irá premiar a melhor imagem capturada através de câmeras de celular ou máquina digital não profissional. O concurso é uma realização do Espaço Xisto Bahia e integra o projeto ‘Cultura em Campo – Esporte & Arte na Cidade’, por ocasião da Copa das Confederações. Podem participar jovens de até 24 anos. Para tanto, basta solicitar inclusão no grupo ‘A de fora é minha!’, através da rede social Facebook, entre os dias 10 e 18 de junho, e aguardar mensagem de confirmação.

Após a mensagem de confirmação os jovens irão postar fotos dos “babas”. A cada dia uma imagem será selecionada para ser discutida dentro do grupo, com orientações dos instrutores e fotógrafos Tiago Lima e João Meireles de como aquela foto poderia ser aprimorada do ponto de vista técnico e conceitual. As imagens podem ser postadas até o dia 23 de junho, não há limite de postagens. Uma curadoria irá escolher as cinco melhores. O concorrente deve ter no mínimo uma foto no grupo.

Premiação

Definidas as cinco fotos, estas serão então levadas a júri popular online, com votação virtual. Aquela que obtiver um maior número de compartilhamentos por outros usuários da rede social será a vencedora. Ao final do processo, o autor da imagem que obtiver mais compartilhamentos receberá como prêmio um smartphone com câmera fotográfica de alta resolução integrada. A premiação acontecerá no dia 29 de junho, às 11h, no Espaço Xisto Bahia.

As cinco imagens finalistas serão reproduzidas em tamanho grande e permanecerão expostas no Espaço até o dia 29 de julho, um mês após a premiação. O concurso prevê também a realização de workshop de fotografia em diferentes bairros da capital, entre os dias 15 e 17 de junho. Já estão confirmadas visitas aos bairros Cajazeiras, da Paz e Subúrbio Ferroviário.

Futebol de rua

“O futebol de rua, que tem quase tantos apelidos e nomenclaturas quanto praticantes, é capaz de reunir vizinhos, colegas de trabalho e moradores de uma mesma comunidade de forma espontânea, através de um movimento comum e não-hierarquizado, promovendo uma integração dos cidadãos com a cidade. É exatamente a beleza desse movimento que queremos revelar”, afirma a coordenadora Espaço Xisto Bahia, Isabela Silveira, ao avaliar a iniciativa.