Até início de julho de 2013, serão entregues as obras de reforma do Parque Histórico Castro Alves, equipamento da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à secretaria estadual de Cultura (Secult-BA).

Localizado no município de Cabaceiras do Paraguaçu, a cerca de 170 km de Salvador, no Recôncavo baiano, o parque funciona também como museu e foi criado em 1971 na fazenda onde nasceu o poeta baiano Castro Alves (1847–1871). Além de acervo com objetos que pertenceram a Castro Alves e seus familiares, formado por fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros, indumentárias, adornos pessoais, utensílios domésticos e artes visuais, o Parque Histórico dispõe de auditório aberto com capacidade para 200 pessoas e biblioteca.

De acordo com o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça, será implantado um ‘infocentro’ para atender às diversas comunidades da região que procuram e se utilizam do parque, além de cantina, sanitários e local para acondicionar arquivos técnicos. Também serão substituídos cercamentos, muros frontais do parque e da casa da diretoria local.

“De todos os museus e espaços culturais do IPAC, o Parque Castro Alves é o mais visitado em função da ausência de equipamento semelhante num conjunto de 10 municípios dessa região, que é bastante povoada”, explica Mendonça. Até o momento, já foram investidos R$ 360 mil do Tesouro estadual.

O coordenador de Conservação Predial do IPAC, Raul Chagas, informa que ainda estão previstas a recuperação e a ampliação do sistema de energia elétrica para atender novas demandas, e a ligação do tecido de esgotamento à rede de saneamento da Embasa. "Isso diminuirá o impacto das fossas sépticas", explica o técnico.

Clique aqui e confira fotos da restauração do Parque