Contribuir para o reconhecimento de produtos originários da Bahia, feitos artesanalmente, como sinônimo de autenticidade, qualidade e responsabilidade socioambiental. Com esse objetivo, o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), promove mais uma vez o credenciamento de artesãos no programa de Certificação do Artesanato Baiano, com Selo ‘A Bahia Feita à Mão’.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de julho próximo pelo site do Mauá, que disponibiliza o edital e a ficha de inscrição, ou presencialmente. Os interessados também podem obter mais informações no mesmo site ou na sede do Mauá, no Largo do Porto da Barra, nº 2, Barra, em Salvador.

Concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o programa de certificação foi lançado no ano passado.

De acordo com o diretor geral do Instituto Mauá, Elias Nunes Dourado, o selo assegura que a produção é, de fato, artesanal, sem uso de mão de obra escrava ou infantil, respeitando o meio ambiente e se mantendo fiel às raízes culturais e simbologias típicas da Bahia. Este mesmo selo é estampado à peça (visível, mas sem influenciar no design, já que se trata de uma etiqueta transparente), identificando-a como legitimamente artesanal e baiana.

Mais informações pelo telefone (71) 3116-6189 e e-mail: certificacao.2013@maua.ba.gov.br.