São João está se aproximando. Porém, além do tradicional forró, quem foi ao Pelourinho na noite de sexta-feira (21) pôde conferir manifestações culturais diversificadas como samba de roda, o maculelê e a tradicional roda de capoeira. Estas atrações fazem parte da programação do Encontro de Cultura Popular na Copa, que iniciou no dia 14 deste mês, promovido pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Estas ações compõem o projeto Cultura em Campo, realizado pela SecultBA.

A proposta do Encontro é a de mostrar para o público do Centro Histórico a riqueza cultural do nosso estado. “A ideia é reunir grupos populares de várias regiões da Bahia e ser fiel à proposta da diversidade cultural, como a que estamos vendo aqui hoje no Pelourinho”, explica o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim.

A programação cultural iniciou com os bonecões de mamulengo percorrendo as ruas do Centro Histórico, representados pelo Grupo de Cultura e Entretenimento Mamulengo da Bahia. Por onde passavam, os “gigantes” atraíam olhares de crianças e adultos. Também seguiram pelas ruas do Pelô o grupo Capoeira Regional do Mestre Biriba, a Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, de Saubara, o Samba-de-Roda Raízes de Santo Amaro, criado por dona Nicinha, que trouxe junto o Maculelê, as Sambadeiras de Mutá, pertencente à região de Saubara e o grupo Samba de Lata de Tijuaçu, que veio de Senhor do Bonfim.

Ao final do trajeto, os grupos foram chegando, pouco a pouco à Praça do Artesanato, onde deram mais uma mostra de sua cultura popular. No local, os repentistas Paraíba da Viola e Antônio Queiroz contavam as histórias e curiosidades de cada grupo, no mais tradicional estilo popular cordelista e repentista, com a improvisação e muito humor.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI)

Órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), é encarregado de fomentar e promover as manifestações culturais populares que fortalecem a identidade do Estado da Bahia. As políticas do CCPI se orientam pelo alinhamento do Governo do Estado com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura de promoção de políticas públicas voltadas para as culturas populares e identitárias.