Nesta segunda e última semana (até o próximo sábado), a Programação Baiana de Circo, Dança e Teatro reúne 16 apresentações gratuitas das artes cênicas da Bahia, entre espetáculos, intervenções urbanas e montagens de rua. Elas ocupam o Vão Livre e a Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), além de se estenderem pelo entorno do teatro, no Campo Grande.

Promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), o projeto, que foi iniciado em 17 de junho e já promoveu nove sessões na semana passada, integra o Cultura em Campo, quando a Secult realiza uma programação especial durante o período da Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013.

Iniciando a semana, nesta terça-feira (25) começou às 18h30, no Vão Livre do TCA, o espetáculo circense ‘O Circo de um Homem Só’, de João Lima. Em seguida, às 20h, Sala do Coro, será apresentado ‘Siré Obá – A Festa do Rei’, do Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas.

Nesta quarta (26), tem a intervenção urbana de dança ‘Gráfico Planificado da Violência’, de Fernando Lopes, às 16h, na Praça Dois de Julho, a mágica do circo com ‘O Mágico Dimmys’, de Ediomário Odilon, às 18h30, no Vão Livre do TCA, e o monólogo ‘Sebastião’, de Fábio Vidal, às 20h, na Sala do Coro.

A quinta (27) começa com uma intervenção urbana de dança ‘Maçaroca – Investigações Gambiárricas’, de Márcio Nonato e Paula Carneiro Dias, que ocupa o Vão Livre do TCA, às 18h30. Na Sala do Coro, às 20h, é a vez do espetáculo ‘Opaxorô’, do Grupo Gênesis, dirigido pelo Mestre King, precursor e referência mundial da dança afrobrasileira. Depois, a programação chega até o Beco dos Artistas, onde o espetáculo teatral ‘A Alma Encantadora do Beco’, de Djalma Thürler, será encenado às 21h.

Na sexta (28), a Praça Dois de Julho será tomada pelo circo com ‘A Rádio do Seu Coração’, da Cia. Fulanas de Circo, às 16h. Às 18h30, o Vão Livre do TCA,é ‘Síntese’, do Grupo de Performances Street Vibe, de Vitória da Conquista. Fechando a noite, o sucesso da montagem que marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor de espetáculos adultos em ‘Namíbia, Não!’, às 20h, na Sala do Coro.

Último dia

Cinco apresentações encerram a Programação, no sábado (29). Para a criançada, tem o espetáculo ‘De Sol, De Céu e De Lua’, de Mariana Moreno, e Grupo Teca-Teatro, às 16h, na Sala do Coro do TCA. No mesmo horário, na Praça Dois de Julho, acontece a intervenção urbana de dança ‘Ah, Se Eu Fosse Marilyn’, de Edu O.

No Vão Livre, mais uma vez haverá dança de rua, com ‘Das Ruas para Ruas’, do grupo Independente de Rua, às 18h30. Às 20h, a Sala do Coro recebe o vencedor das categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Ator (Igor Epifânio) e Melhor Texto no Prêmio Braskem de Teatro 2012- ‘Entre Nós – Uma Comédia sobre Diversidade’, de João Sanches. Às 21h, o Grupo Alvenaria de Teatro apresenta ‘Butô de Bêbado Não Tem Dono’, na Ladeira da Fonte.