O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), promove evento para iniciar o processo de formação e assessoria de 200 profissionais que trabalham nos Centros Pop, Abordagem Social e Serviços de Alta Complexidade, que trabalham com população em situação de rua de Salvador. A iniciativa do programa Bahia Acolhe será realizada nesta terça (11), no auditório do Centro Universitário Unijorge, no bairro do Comércio.

O evento contará com a presença da titular da Sedes, Moema Gramacho, da presidente do Movimento Nacional de População de Rua, Maria Lúcia Pereira, entre outras autoridades e profissionais dos serviços voltados à população em situação de rua da capital. A programação do evento é composta por palestras e debates sobre o Bahia Acolhe, o projeto de assessoria e formação, e sobre a população em situação de rua.

Coordenada pelo Instituto de Saúde Integral (ISI-BA), a qualificação em Salvador será realizada em duas etapas: a primeira entre os dias 3 e 5 de julho, e a segunda entre os dias 25 e 27 do mesmo mês. A atividade já foi realizada em Vitória da Conquista e Feira de Santana, nos meses de abril e maio, respectivamente, qualificando cerca de 200 pessoas nos dois municípios, bem como está alinhada ao convênio assinado em dezembro do ano passado, que prevê a constituição de uma rede mínima de serviços de assistência social voltados à população de rua.

O ISI-BA monitora e assessora os alunos após os momentos presenciais, tanto promovendo visitas mensais dos técnicos de referência aos municípios participantes, quanto disponibilizando um sistema gerencial virtual que propiciará constante comunicação entre o instituto e os profissionais formados, que trocarão informações.