Entre os dias 11 e 13 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS), realiza a Capacitação Estadual do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola, no auditório do Hotel Vilamar, em Amaralina. O evento tem como principal objetivo capacitar 200 técnicos de 45 municípios, com a orientação para aplicação do questionário e demonstração das ações do grupo gestor estadual.

A programação contará com abertura oficial, palestra magna sobre o Plano Viver Sem Limites, seguida de debate. Nos demais dias, o evento continua com mais palestras e debates, como a apresentação do questionário de identificação de barreiras e uma oficina para simular a aplicação do questionário.

Programa

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola é o programa de acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência. O objetivo é promover a elevação da qualidade de vida e dignidade dos beneficiários, garantindo-lhes o acesso e permanência na escola, bem como o acompanhamento de seus estudos.

O programa identifica entre os jovens de até 18 anos aqueles que estão na escola e os que estão fora dela, analisa as principais barreiras para o acesso e permanência no ambiente escolar e busca soluções para a superação das dificuldades. Em 2008, o governador Jaques Wagner realizou a adesão ao programa, com a participação de 273 municípios baianos, e renovou o compromisso em 2011.