O Museu Arqueológico da Embasa (MAE) lança nesta quarta-feira (12), a partir das 9h, no Colégio Estadual Severino Vieira, em Nazaré, o programa “MAE vai à escola”.

De acordo com o coordenador do MAE, José Paranaguá, o programa pretende despertar o interesse dos estudantes de Salvador pela história da Bahia por meio de achados arqueológicos nas áreas onde a Embasa implantou ou ampliou sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em cidades históricas do estado.

“Através de novas parcerias com instituições da rede pública de ensino, como o Colégio Severino Vieira, vamos trabalhar para inserir o museu no espaço escolar de aprendizagem”, explicou Paranaguá.

Cerca de 100 alunos, além de professores e gestores deverão participar do evento de lançamento do programa, que contará com duas palestras ministradas por funcionários da Embasa e exibição de filme institucional do MAE. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer noções básicas de arqueologia, a atuação da Embasa no resgate de peças arqueológicas em todo o estado e a atuação do MAE na preservação e reconstrução da história brasileira no território baiano.

No acervo do MAE, podem ser apreciados fragmentos de utensílios encontrados em cidades como Cachoeira, São Félix, Igatu, Lençóis, Igaporã, Praia do Forte, Brumado e Centro Histórico de Salvador. Fragmentos de porcelanas inglesas e chinesas, de cerâmica cabocla, de utensílios de vidro utilizados por garimpeiros na Chapada Diamantina, assim como ferros de passar, rocas, entre outros instrumentos do passado.

O MAE funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Saldanha Marinho, s/n, Caixa D´Água.