As novas obras de requalificação da orla de Salvador, no trecho que vai do Quartel de Amaralina ao Jardim de Alá, foram autorizadas nesta terça-feira (4). O governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço, em solenidade no Jardim dos Namorados, para o início da segunda etapa das obras. De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Lúcio Machado, serão investidos R$ 6,8 milhões na requalificação de cerca de 2,5 quilômetros.

Assista à animação do projeto 

“Em um ano, baianos e turistas poderão frequentar novas áreas de lazer e esporte. As obras da segunda etapa do projeto de requalificação da orla de Salvador foram autorizadas hoje e ainda temos um saldo de R$ 3,5 milhões, e pretendemos fazer reparos também em trechos que foram entregues há cinco anos e avançar do Jardim de Alá até o início do Aeroclube. A passarela do Costa Azul, primeira parte do projeto que começou no ano passado, está em andamento e deve ser concluída em 60 dias”, disse o presidente da Conder.

Seja para caminhar, andar de bicicleta ou passear, as atividades realizadas a beira-mar são, para muitos, uma forma de renovar as energias e dar mais fôlego para enfrentar a rotina do dia a dia. As modificações na orla deixam Cléo Rodrigues, que mora perto da praia, ainda mais entusiasmada para fazer atividades físicas no local. “Nada melhor para o corpo e a mente que caminhar assim, olhando o mar, e com a orla de visual novo vai ser ainda mais estimulante”.

O aposentado Irany Francisco Almeida também está confiante. “Salvador é um polo turístico e estava com a orla abandonada. Então, toda esta requalificação vai ser boa não apenas para mim, como para toda a população”.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que os investimentos do Estado vão ter impacto decisivo na requalificação da orla. “Este trabalho é muito importante e estamos atuando em conjunto com os governos estadual e federal”.

Estruturas degradadas localizadas ao longo do caminho e na praia serão removidas. Todo o trecho vai contar com ciclovia, calçadão e acessibilidade garantida. Serão instaladas também rampas de acesso à praia, na Pituba. A ponte do Rio Camurujipe, sentido centro, será ampliada e ganhará uma nova faixa para veículos e calçada para pedestres.

Mais ações para aumentar a autoestima do soteropolitano

O governador destacou o conjunto de ações estaduais para a capital baiana. “Estamos neste esforço conjunto para devolver a beleza e aumentar a autoestima de todo o povo de Salvador. Temos outros projetos, a exemplo do Parque de Pituaçu, e em breve assinaremos a ordem de serviço, além das obras de mobilidade urbana. Há ainda uma ordem de serviço na Baixa dos Sapateiros, para melhorar o local, desde o Aquidabã até a Praça Castro Alves. Esta intervenção na orla é uma sequência de outras que já foram feitas também na região. Espero que consigamos devolver um lazer mais acessível à população”.

A requalificação da orla começou em 2012, com a recuperação da passarela do Costa Azul. Os recursos são de um convênio entre a Secretaria Estadual do Turismo e o Ministério do Turismo. 

Imagem do projeto

orla salvador

Publicada às 9h10
Atualizada às 12h30