A ordem de serviço para a primeira etapa da requalificação da Baixa dos Sapateiros foi assinada nesta sexta-feira (7) pelo governador Jaques Wagner, com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto. Orçadas em R$ 13,8 milhões, as obras incluem a recuperação de vias, passeios, praças e iluminação pública. “Agora acreditamos que vai começar uma nova vida. Creio que a região vai voltar aos seus bons tempos, com um comércio forte”, afirmou o presidente da Associação de Lojistas da Baixa dos Sapateiros, Ruy Barbosa.

Sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), as obras serão iniciadas com a pavimentação de ruas, praças, passeios e ciclofaixas. Também vai ser implementada a infraestrutura subterrânea, por onde passarão redes de energia elétrica, telefonia, internet. As ações vão contribuir para a preservação cultural e o fortalecimento da atividade comercial no Centro Antigo e entorno.

O presidente da Conder, José Lúcio Machado, informou que em setembro começa a segunda etapa do projeto, com orçamento de R$ 12,8 milhões. Esta etapa segue as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento da área, para a requalificação das fachadas dos casarões. Estão previstos ainda serviços de limpeza, pintura e recuperação das coberturas das edificações, além da remoção de estruturas, revestimentos e a demolição de marquises que degradam a área.

As obras na Baixa dos Sapateiros integram o Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador e as duas etapas totalizam um investimento de R$ 26,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas no Centro Antigo, estão a recuperação de casarões, através do Programa Habitacional do Servidor Público e do Programa de Habitação de Interesse Social, a urbanização da Vila Nova Esperança (antiga Rocinha do Pelourinho) e da Ladeira do Pilar, a reforma do quartel do Corpo de Bombeiros e da Residência Estudantil, a manutenção e limpeza de monumentos, vias e igrejas, além da implantação de dispositivos que garantem a acessibilidade de portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.

“O Centro Antigo vai além do Pelourinho. Por isso estamos requalificando todo o seu entorno, como a Baixa dos Sapateiros, que é uma área histórica e muito importante para Salvador. Recuperar a história também é valorizar o local”, destacou o governador, que anunciou a implantação da Diretoria do Centro Histórico, que vai administrar os projetos de revitalização da região.

Veja como vai ficar a Baixa dos Sapateiros após a requalificação

Publicada às 9h30
Atualizada às 12h50