Está nas ruas a campanha de proteção às crianças e adolescentes para a Copa das Confederações FIFA 2013 e outros eventos na Bahia. A iniciativa traz o slogan “Juntos Contra a Violência Sexual e o Trabalho Infantil – Disque 100 ou chame o Conselho Tutelar” e foi encampada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Comitê Local de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes para Megaeventos.

“Por ocasião desses grandes eventos, a circulação de visitantes é intensa, inclusive alguns vêm em busca de aventuras sexuais. Nesse contexto, nossas crianças e adolescentes são o público mais vulnerável, por isso é importante que a população esteja consciente da gravidade e saiba agir frente a esse cenário de violações”, alerta a titular da Sedes, Moema Gramacho.

Além da campanha publicitária, durante os dias em que acontecerão os jogos em Salvador (20, 22 e 30 deste mês), outras ações serão realizadas. Sob a coordenação do Comitê Local, as crianças em situação de vulnerabilidade e de violação de direitos, serão atendidas pelo Plantão Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente, na unidade da Fundac do Matatu, e nos Espaços Temporários de Convivência de Crianças, com atividades no entorno do local dos jogos.

O plantão terá equipes multidisciplinares fixas para atendimento, avaliação e encaminhamentos de casos para a rede, um espaço temporário de convivência para crianças e adolescentes em situação e equipes volantes, que também atuarão em conjunto com os profissionais de segurança em ações de monitoramento, abordagem e encaminhamento de situações esse público.

As equipes volantes irão atuar com mobilidade nos casos de risco ou violação de direitos, circulando no evento e seus arredores verificando situações de trabalho infantil, situação de rua, exploração sexual, dentre outros e estarão articulados com o Centro de Comando e Controle do evento para dar atenção específica e qualificada aos casos encontrados por profissionais de segurança.