A Bahia foi citada como exemplo de estado que saiu na frente com as mudanças no licenciamento ambiental, durante o Encontro Nacional sobre Licenciamento e Governança Ambiental: Novas Propostas para o Licenciamento Ambiental Brasileiro, quarta-feira (26), em Brasília (DF).

Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), o encontro teve a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e secretários de Meio Ambiente e dirigentes de órgãos ambientais de estados e municípios. O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, disse que o estado vem buscando o aperfeiçoamento na área de tecnologia.

"Precisamos investir em tecnologia e mão de obra mais qualificada, para que tenhamos um banco de dados mais eficiente e ágil para melhor atender a sociedade e darmos respostas mais eficientes, sem deixar de lado a qualidade ambiental, de cada licença emitida", afirmou Spengler.

Para o diretor-executivo da ONG Conservação Internacional Brasil, André Guimarães, o estado da Bahia pode servir para muitos estados como referência. "O Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA), mostra como podemos obter várias informações em apenas uma ferramenta, a exemplo da unificação dos procedimentos de licenciamento, a outorga para o uso da água e a supressão de vegetação", frisou.

Também estiveram presentes no encontro, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, importantes nomes da área ambiental, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da sociedade civil.

Abema

A Abema tem a missão de congregar e representar as instituições governamentais estaduais de meio ambiente, além de contribuir sistematicamente para a formulação das políticas públicas ambientais e dos seus marcos regulatórios.