Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançou quinta-feira (6), no oeste, o 2º Subcomitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O primeiro foi lançado no início de maio, na Chapada Diamantina. A ação, que visa antecipar e intensificar as ações de combate às queimadas, aconteceu na Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Barreiras (a 883 quilômetros de Salvador). A iniciativa é coordenada pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a proposta é que, além da criação do subcomitê, se tenha um núcleo coordenador composto pelo comando do Corpo de Bombeiros, um representante da Sema, da prefeitura, do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da brigada. “Esse núcleo facilitará a comunicação entre os diversos atores sociais que estão na linha de frente do combate”.

Em 2012, durante as ações de combate a incêndios florestais, a Sema disponibilizou R$ 7 milhões para a compra de equipamentos e alugar aeronaves. Ainda de acordo com Spengler, será criado um convênio para repasse de recursos para os brigadistas e as prefeituras.

De acordo com a diretora de fiscalização e monitoramento ambiental do Inema, Lúcia de Fátima Gonçalves, o instituto tem a função de verificar a degradação ambiental, a extensão da área e as perdas da biodiversidade. “Em 2012, foram realizadas no oeste 355 inspeções, 11 oficinas de educação ambiental, 183 reuniões com a comunidade, além da emissão de 152 autos de infração”.

Para o vice-prefeito de Barreiras, Carlos Augusto Paê, será muito importante a implantação do subcomitê no município, pois a região oeste está muito propícia a passar por problemas ligados a incêndio. “Com a criação do subcomitê e a ajuda da sociedade e dos poderes públicos, a gente vai minimizar os incêndios”.

Bahia Sem Fogo

Ainda este ano, o Estado, via programa Bahia Sem Fogo, vai formar mais 15 brigadas ambientais voluntárias nas regiões da Chapada Diamantina, oeste e norte. O conteúdo programático desses cursos inclui aulas práticas e teóricas de prevenção, fiscalização, educação ambiental, primeiros socorros e combate a incêndios. A atividade, com carga de 40 horas, será voltada para agentes comunitários, lideranças locais, servidores municipais, representantes de sindicatos e associações rurais e organizações não governamentais.