Para marcar a passagem do Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), o Jardim Zoológico de Salvador promove até o próximo domingo (9) uma série de atividades especiais para os visitantes. A programação conta com hasteamento de bandeiras, plantio de mudas, exposição fotográfica, oficinas e palestras voltadas à promoção de debates e reflexão sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Os visitantes do Zoo terão, até domingo, a oportunidade de conhecer a exposição fotográfica “Natureza que Aflora”, que conta com a participação de fotógrafos renomados e iniciantes, que atuam com registros da natureza.

A exposição conta com a parceria da equipe Panorama Fotográfico da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e da Associação de Fotógrafos de Natureza (AFNatura), que mostram seus olhares sobre paisagens naturais, flora e fauna silvestres.

Durante a abertura das atividades comemorativas, nesta terça-feira (4), foram disponibilizadas 100 mudas de árvores que foram plantadas por alunos de escolas públicas e privadas, que também participaram do hasteamento das bandeiras nacional e estadual, parte do projeto Terça Cívica realizado pelo Zoo todas as primeiras terças de cada mês, sempre às 9h.

Preservação

O Dia Internacional do Meio Ambiente foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em dezembro de 1972, por ocasião da Conferência de Estocolmo, na Suécia, marcando assim um encontro importante entre vários países na busca da defesa e preservação do meio ambiente.

O dia mundial busca incentivar o uso sustentável dos recursos naturais, evitando o desperdício, e mobilizar a população para exigir a redução nas emissões de carbono com o uso de alternativas energéticas, conservação das florestas e consumo consciente.