Os novos membros do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) foram empossados na tarde desta terça-feira (18), em solenidade realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Além dos conselheiros, a cerimônia de posse teve a presença do governador Jaques Wagner e dos embaixadores de Angola no Brasil, Nelson Manoel Cosme, de Cabo Verde, Daniel Antônio Pereira, e de Moçambique, Manuel Tomás Muniz. O CDCN foi criado em 1987 e é integrado por 21 conselheiros, sendo 1/3 de representantes governamentais e 2/3 da sociedade civil.

O órgão colegiado atua em conjunto com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), na discussão e proposição de políticas públicas voltadas para a reparação e garantia dos direitos dos afrodescendentes. “A atuação em consonância com a Sepromi é o grande avanço do conselho”, afirma a primeira presidente do CDCN, Makota Valdina.

Contribuições

As reuniões ocorrem mensalmente e abordam temas diretamente ligados a demandas da população negra. “A política pública de promoção da igualdade sempre trabalha com a igualdade de oportunidades nas mais diversas áreas da sociedade”, disse o secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.

Entre as contribuições do conselho está a coordenação da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada no mês de agosto, em Salvador. Antes, serão realizadas as etapas municipais e territoriais em todo o estado, com encerramento previsto para o dia 21 de julho.

A pauta do conselho inclui questões de segurança, além do acesso da população negra aos avanços sócio-econômicos, saúde e educação. A violência contra a juventude negra e o acesso à educação são destacados por conselheiros como pontos fundamentais no debate sobre a questão racial.