Neste último final de semana de junho, as condições do tempo no Nordeste brasileiro continuam sendo influenciadas, principalmente, por uma massa de ar seco, o que deverá manter o céu ensolarado e com poucas chuvas em grande parte da região.

Na Bahia, essa massa de ar atua com mais intensidade nas regiões Oeste, Norte e São Francisco, onde também estão previstas as temperaturas mais elevadas do estado, com máximas podendo chegar aos 33°C. Além de elevar as temperaturas, essa massa de ar também está reduzindo a umidade relativa a índices de até 30%, considerados muito baixos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os índices ótimos de umidade do ar deverão ficar no mínimo 60%. É sempre bom lembrar que essa previsão de tempo quente e com baixos índices de umidade do ar aumenta as chances de ocorrer focos de queimadas nessas áreas do estado, sendo mais frequentes no período da tarde quando tais índices atingem seus máximos.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e parte das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste é a umidade que vem do Oceano Atlântico que mantém o céu encoberto e chuvoso. Essas chuvas serão típicas do inverno, ou seja, de fraca intensidade e com maior frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Eventos isolados de chuvas mais intensas também estão previstos para o Recôncavo baiano, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral.

Nessas regiões do estado onde o final de semana será de tempo chuvoso, as temperaturas serão típicas da estação, com mínimas variando entre 13°C e 19°C e máximas entre 24°C e 28°C. As temperaturas também serão mais amenas na cidade de Salvador e região metropolitana, onde os valores deverão variar entre mínimas de 22°C e máximas de 27°C.

Maré
Entre os dias 28/06 (sexta-feira) e 30/06 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 8h e das 20h, com valores variando de 1,6 a 2,2 metros. Já as alturas mínimas deverão ocorrer por volta de 2h e das 14h, com valores variando de 0,4 a 0,8 metro. As ondas para este final de semana deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Uma das características da estação do inverno é a redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser vista na previsão desse final de semana, quando os IUV’s deverão variar de 06 a 08, que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda fazem parte das categorias “Alta e Muito Alta”. Se comparado com os IUV’s registrados durante as estações da primavera e verão, estes podem chegar a categoria “Extrema” (com valor chegando a 14).

Mesmo com redução desses índices, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser mantidos, principalmente, das 10 às 16 horas quando há uma maior incidência. Para isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, que podem minimizar os danos nocivos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos.