As condições do tempo na Bahia para o período desta sexta-feira (14) até o próximo domingo (16) – último final de semana do outono -, continuam sendo influenciadas, principalmente, por uma massa de ar seco, que deverá manter o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas em grande parte do estado.

De acordo com o meteorologista do Inema, Heráclio Alves, esse sistema está atuando com mais intensidade nas regiões oeste, norte e São Francisco, onde também estão previstos índices de temperatura mais elevados do estado, com máximas variando entre 32°C e 35ºC.

Além da alta temperatura, a massa de ar também está reduzindo a umidade a índices relativamente baixos, que podem chegar aos 30%. Com isso, no período da tarde, quando a temperatura está elevada e a umidade do ar atinge níveis mínimos, aumenta as chances de ocorrer focos de queimadas nessas áreas.

Temperatura estável

Ainda segundo as previsões divulgadas pelo Inema, nas regiões do Recôncavo, nordeste, sul e parte da Chapada Diamantina e do sudoeste, a umidade que vem do Oceano Atlântico mantém o céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca.

Também estão previstos eventos isolados de chuva moderada para as localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo Baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, onde a temperatura se manterá estável com índices oscilando entre 21°C e 29°C.

Ao contrário da faixa centro-oeste e norte da Bahia – o predomínio é de tempo quente e seco – no restante do estado a sensação é que o inverno já chegou, a exemplo das regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde são esperados os menores índices de temperatura, com mínima de até 14°C. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, a neblina, acompanhada de uma chuva fraca, evidencia a aproximação dessa estação.

Altura da maré

Entre esta sexta-feira (14) e o próximo domingo (16), a maré deverá atingir a altura máxima em torno das 7h30 e das 19h30, com valores variando de 1,6 a 2 metros. Já a altura mínima deve ocorrer por volta de 1h30 e das 13h30, com valores variando de 0,5 a 0,8 metro. As ondas para este final de semana deverão ter agitação fraca, com altura máxima de 1,5 metro.

Radiação Ultravioleta

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), de acordo com a previsão para o período, podem sofrer redução, característica do outono e inverno, mas ainda deverão variar de 6 a 8. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices fazem parte das categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’.

Os IUV’s registrados na primavera e no verão podem chegar a categoria ‘Extrema’ (com valor 14). Mesmo com a atual redução dos índices, os cuidados devem ser mantidos quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, no horário das 10 as 16h, quando se recomenda o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, que podem minimizar os danos à saúde, sobretudo, à pele e aos olhos.