Uma apresentação da Orquestra Young Euro Classic, realizada na noite desta terça-feira (4) no auditório do Mosteiro de São Bento, em Salvador, marcou o lançamento da programação da Temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014, na Bahia. A iniciativa tem como foco fortalecer os laços entre os dois países em assuntos como economia, cultura e ciências por meio da realização de uma série de eventos em diversas cidades brasileiras, entre elas a capital baiana.

O embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, veio de Brasília para assistir a apresentação, e segundo ele, os dois países têm muito em comum. Grolig também destacou a relação entre a Alemanha e a Bahia. “O estado é bem conhecido na Alemanha, principalmente na perspectiva da cultura e da história. Temos aqui um centro econômico, um polo industrial e muitas possibilidades para os empresários alemães”.

Segundo o embaixador, o governador Jaques Wagner já realizou cinco missões ao país germânico. A visita à Feira de Tecnologia de Informação e Comunicação, de 3 a 7 de março, na busca de investidores para o Parque Tecnológico de Salvador, teve como resultados as parcerias com a Indra, líder de tecnologia de informação da Europa e América Latina, com a Microsoft, para desenvolver junto com a Uneb o Cluster de Games, e com a Fraunhofer Business Area Manager, para operar o Fraunhofer Iese Bahia.

Outros resultados produzidos por essa missão foram o compromisso da COM.SAT de apresentar projeto para desenvolver produção industrial de equipamentos no Polo de Informática de Ilhéus e o agendamento de um workshop na Bahia, sobre incentivos para o setor de eletroeletrônicos. Além disso, oito empresas alemãs estiveram na Bahia para conhecer mais detalhadamente as oportunidades de investimento.

Basf

Recentemente a Basf, gigante mundial do ramo de química iniciou a instalação do polo acrílico em Camaçari. Anunciado em 2011, ele terá três fábricas – ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes – e fornecerá matéria-prima para fabricação de tintas, material de construção, adesivos, fraldas e absorventes higiênicos, além de tecidos. O investimento deve gerar 230 empregos diretos e 600 indiretos, além de 2 mil postos de trabalho durante a construção.