A criação na Bahia da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social, que pode ser chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU), será discutida durante reunião na próxima segunda-feira (17), na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

A proposta de criação da universidade mundial na Bahia foi aprovada pelo Fórum de Salvador em maio de 2012 e, desde então, foram realizados diversas reuniões e estudos que possibilitem ao Brasil apresentar o projeto da universidade na Assembleia Geral das Nações Unidas.

O assunto foi discutido em recente reunião realizada no Ministério Público da Bahia, em Salvador, quando a diretora da Faculdade de Direito, da Universidade de Coimbra, Anabela Rodrigues, apoiou o projeto, que foi considerado como ‘importantíssimo’ em nível mundial. Ela afirmou que o entrelaçamento de conhecimentos da Universidade de Coimbra, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e de outras instituições “ajudará na construção de um futuro com passos mais seguros ”.

Além do procurador-geral de justiça baiano, Wellington César Lima e Silva, a reunião na sede do MP-BA teve a participação do secretário estadual de Relações Internacionais, Fernando Schmidt, do assessor de Assuntos Internacionais do STF, Luís Cláudio Coni, do ex-reitor da Ufba, professor Naomar Almeida, professores, pesquisadores, promotores de Justiça e outros convidados.

Mais três reuniões já estão programadas para aprofundar as discussões sobre os princípios, a grade curricular e a estrutura da futura universidade. Os encontros estão previstos para serem realizados no Ministério das Relações Exteriores, na sede da Governadoria do Estado da Bahia e na recém-criada Universidade Federal do Sul da Bahia, no campus de Porto Seguro.