O clima do São João da Bahia, maior festa regional do país, predomina no grande arraial que se transformou o Pelourinho. Nessa sexta-feira (28), no Terreiro de Jesus, quem faz a poeira levantar é a banda baiana Estakazero. Com sucessos como Encosta N’eu, o grupo se apresenta das 22h à 0h, com o propósito de não deixar ninguém parado ao som de um arrasta-pé tradicional na véspera de São Pedro.

Antes, das 20h às 21h30, que sobe ao palco para animar soteropolitanos e turistas é o cantor e compositor baiano de Monte Santo, Gereba. O artista, com mais de 40 anos de carreira e que já teve músicas gravadas por Fagner, Trio Nordestino e Dominguinhos e é conhecido por projetos voltados para a cultura nordestina. O sanfoneiro Jó Miranda encerra as apresentações no Terreiro, das 0h30 às 2h, com o melhor som do forró pé de serra.

Iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e Bahiatursa, a festa integra a programação do São João da Bahia, que teve início no último dia 20 de junho e que leva aos largos e praças do Pelourinho uma programação variada. As comemorações seguem até domingo (30), com muito arrasta-pé, além da exibição de jogos da Copa das Confederações em telões de LED de alta definição instalados no Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus.

Ainda na sexta-feira (28), no Largo do Pelourinho, zabumba, triângulo e acordeom dão o tom da festa, das 20h às 22h, sob o comando de Ú Tal do Xote; das 22h30 à 0h, será a vez de 20Xotear; e das 0h30 às 2h, Zé Gomes esquenta o clima com muita música.

Com acesso gratuito, no São João da Bahia a ordem é uma só: ao som da zabumba, triângulo e acordeom, não deixar ninguém parado. Por isso, a poeira vai subir no Largo Tereza Batista ao som do Arraiá Somos Cinco e Cheiro de Milho, a partir das 21h. No mesmo horário, as chinelas vão varrer o chão no Largo Quincas Berro D’Água, com Forró Trakejo e Tacyo Carvalho.

Já no Largo Pedro Archanjo, Zé Costa e Vanesca Pinheiro comandam o som a partir das 21h e quem for ao Cruzeiro de São Francisco vai encontrar o espaço Sala de Reboco, que promove o encontro de trios de forró pé de serra. Na sexta-feira (28), a partir das 21h, quem dará o tom são os trios de forró de Zelito Bezerra e Coroné Migué, que toca às 23h30.

Para mais informações sobre a maior festa regional do país basta acessar o site do São João da Bahia.