Uma programação especial que mescla forró e futebol. A boa mistura é o que vão encontrar não só os soteropolitanos, mas também os turistas que escolherem o Pelourinho para passar a véspera do São João, neste domingo (23). Serão quase oito horas de forró, somente no palco principal. Não vai faltar diversão para quem veio a Salvador não só para os festejos juninos e a Copa das Confederações.

Um trio de forró vai esquentar o clima antes da transmissão dos jogos entre Nigéria e Espanha e Uruguai e Tahiti, às 16h. Depois, o forró vai continuar com shows em todo o Pelourinho. O destaque da noite será o forrozeiro Genival Lacerda, que sobe ao palco do Terreiro de Jesus, às 20h.

São várias atrações promovidas pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) e Bahiatursa, que vão fazer de um dos cartões-postais mais famosos de Salvador e Patrimônio Cultural da Humanidade um ponto de encontro para quem gosta de um bom arrasta-pé e não abre mão de assistir aos jogos da competição, considerada um aquecimento para a Copa do Mundo de 2014, também a ser realizada no Brasil.

Enquanto no telão rolam as partidas entre Nigéria e Espanha e Uruguai e Tahiti, o forró não perde a vez, com apresentações, no Largo do Pelourinho, da Banda Cactus, às 17h45. À noite, a partir das 20h30, será a vez da Forró Culé de Xá e, das 23h à 1h, Edd Bala.

No Terreiro de Jesus, palco principal do São João da Bahia, às 17h30 será a vez da Volante do Sargento Bezerra, seguida de Genival Lacerda (20h), Bruninho do Acordeom (22h) e Carlos Vilella (00h) levarem seu forró à maior festa regional do país.

Na Praça Tereza Batista, a partir das 21h, Serravalle e Alpercata de Arrasto animam os forrozeiros, enquanto que no Largo Pedro Arcanjo, Maviael Melo e Jerimum Assado botam todo mundo para dançar. E para ninguém ficar parado, no Largo Quincas Berro D’Água tem o som do Forroxote e Forró pra Você, a partir das 21h.

Entre as 21h e 1h30, o Cruzeiro de São Francisco, no espaço Sala de Reboco, será um dos pontos onde baianos e turistas vão arrastar as chinelas ao som dos trios Forró Capricho e Tenilson Gonzaga e Sua Gente.

Na Praça das Artes, os pequenos têm vez, com o concurso de quadrilhas mirins. Apresentam-se, a partir das 16h, os grupos Arraiá Pé de Moleque, Pituchinho, Luar do Sem Terra e Renascer.

Já as quadrilhas juninas dos jovens e adultos disputam, na Praça Municipal, a última eliminatória do Concurso de Quadrilhas Juninas da Bahia, a partir das 15h. Passam pelo palco Risca Faca (Inhambupe), Girassol de Valença (Valença), Filomena Forrozeira (Ibotirama), Mas que Tradição (Catu), Flor Matizada (Barreiras), Flor de Açaí (Catu), Tremendão (Riachão do Jacuípe) e Capelinha do Forró (Salvador).