A maior festa popular da Bahia, o São João de 77 municípios do estado, de um total de 100 que se inscreveram no edital, está garantido pela Secretaria do Turismo e a Bahiatursa, que disponibilizaram recursos de apoio da ordem de R$ 30 mil a R$ 120 mil.

Boa parte das zonas turísticas baianas, a exemplo da Costa do Descobrimento, Costa do Dendê, Costa dos Coqueiros, Vale do Jequiriçá e Chapada Diamantina, além de outras regiões, estão preparadas para os festejos juninos, cujo ponto alto acontece nos dias 23 e 24 (sábado e domingo).

Alcobaça, Cabaceiras do Paraguaçu, Mata de São João, Lençóis, Cairu são apenas alguns desses municípios já preparados para os festejos, que também tomam conta de Salvador, com o São João da Bahia, fora diversos bairros da capital e a Feira de São Joaquim, que contaram com o apoio da Setur e da Bahiatursa.

Segundo Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, a constatação da necessidade do apoio surgiu há alguns anos, a partir da confirmação de que o São João é a maior festa popular do estado, responsável pelo aumento do fluxo turístico.

A Setur realiza o edital e representantes da Secretaria da Cultura, da Casa Civil e da Bahiatursa avaliam as propostas apresentadas, tomando por base o tamanho da festa e da cidade, a tradição de cada município no tocante à realização de festas de São João e o aspecto legal, que envolve a documentação apresentada pelos municípios.