A ordem é arrastar o pé no São João da Bahia, festa que promete uma explosão de imagens, luzes e cores, de 20 a 30 deste mês, no Centro Histórico de Salvador. O Pelourinho, um dos principais cartões-postais da Bahia, já esbanja beleza, com uma decoração toda especial em homenagem aos três santos juninos (Antônio, João e Pedro) e ao futebol, com o verde e amarelo da seleção brasileira, em tempo de Copa das Confederações, e antecipando o clima da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Assinada pela artista plástica Telma Calheira, a decoração atrai a atenção de turistas e moradores que desfilam pelo Centro Histórico de Salvador, percorrendo os becos, largos, ruas e casarões. Balões iluminados, figuras típicas nordestinas, bonecões, imagens dos santos, bandeirolas coloridas – tudo imaginado, em detalhes, no sentido de valorizar uma das maiores festas do calendário brasileiro.

Lugar que reflete tão bem a alma da Bahia, o Pelourinho está pronto para receber o maior forró de todos os tempos. Telma Calheira explica que buscou alcançar a religiosidade do povo baiano, por meio de uma linguagem artesanal, com figuras da cultura popular brasileira, transformando cada espaço do Pelourinho em pequena cidade do interior.

Portal

Muitas bandeirolas alegram o Terreiro de Jesus, onde será instalado o palco principal, e, logo a seguir, um portal florido convida ao acesso ao Largo do Cruzeiro do São Francisco, simbolizando a alegria do povo nordestino, com entrada medindo sete metros de altura, ladeado por dois bonecões caracterizando um casal da roça.

Além de outros portais, há uma espécie de igrejinha, com três nichos distintos, contendo as imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro. A Sala do Reboco, numa evocação às casas de taipa do sertão nordestino, conta com uma pista de dança e um palco, onde trios nordestinos se apresentarão para quem deseja dançar o forró em um lugar mais aconchegante.

Outro lugar de grande confluência para as brincadeiras do São João, e ponto de encontro para os torcedores que vão assistir aos jogos da Copa das Confederações, é o Largo do Pelourinho. A entrada da Rua das Portas do Carmo, tanto pelo lado do Terreiro de Jesus quanto pelo Pelourinho propriamente dito, ostenta portal enfeitado com um grande chapéu de couro e a bola de futebol simbolizando o rosto do sanfoneiro.

Feiras gastronômicas

O Largo de Pelourinho tem como decoração especial um sombreiro mexicano, com mastro central onde foram usados cinco mil metros de cabos de aço, 35 mil metros de bandeirolas verde-amarelas, 10 balões juninos de um metro e meio de altura, cada um, além de um estandarte homenageando os três santos juninos.

O Pelô será também palco de feiras gastronômicas com quitutes variados. Para manter a tradição as tradicionais barraquinhas foram instaladas em vários pontos do Centro Histórico para a comercialização das bebidas e comidas típicas do período junino – amendoim, milho, canjica, licor, nos mais variados sabores, dentre outras iguarias.

Veja a decoração e a programação do Pelourinho.